A educação médica tem uma forma única de acontecer, já que médicas e médicos precisam de um feeling para tomar a decisão certa na hora de tratar um paciente.
Uma formação médica ideal é aquela que desde a graduação estimule os futuros médicos a serem independentes – e assim, serem bons médicos, certo? Por isso, a Medicina FTC tem como diferencial as Sessões Tutoriais, um dos componentes do método PBL – Problem Based Learning – que incentiva a independência dos alunos, colocando-os como protagonistas da sua formação.
Segundo o otorrinolaringologista, Marcio Cardoso Sampaio, coordenador do 6º semestre e professor de sessão tutorial e produção do conhecimento da Medicina FTC, a sessão tutorial é interessante justamente porque é um encontro onde o aluno é o principal sujeito na aprendizagem.
“Nós temos dois momentos, o de abertura do caso, onde dúvidas são tiradas e a gente faz um brainstorming – a tempestade de ideias – onde se descobre o conhecimento prévio dos alunos sobre esse assunto e daí eles vão discutir sobre o problema. Primeiro eles elencam os problemas, depois a gente estimula o questionamento sobre o caso e eles tiram dúvidas sobre os assuntos que eles não sabem direito ainda e elaboram algumas hipóteses”.
Depois desse primeiro momento, os alunos passam uma semana pesquisando sobre o caso. Em seguida, rola uma sessão de fechamento junto com o professor, onde todas as dúvidas que ficarem são tiradas e o caso é, finalmente, resolvido.
Bem, segundo o professor Márcio, quando o próprio aluno busca a informação, a fixação daquele assunto é muito mais intensa. “Não foi uma pessoa que falou, o aluno que vai atrás, ele que busca, que quer saber como é que funciona. Eu dava aula em duas instituições, uma de ensino tradicional e aqui com o PBL. Os alunos daqui, mesmo com dois semestres a menos, eram mais preparados. Isso não é porque sejam melhores ou piores, mas porque o sistema de ensino ajuda demais a desenvolver o raciocínio, o interesse pela matéria e pela profissão”, explica o professor.
Os nossos alunos fazem as Sessões Tutoriais desde o primeiro semestre e continuam nelas até o 6º. Isso ajuda os alunos quando estiverem nos primeiros atendimentos, já que as sessões estimulam as melhores tomada de decisões, com autonomia o suficiente para usar os conhecimentos adquiridos da forma mais eficiente com os pacientes.
As aulas acontecem com grupos de até 10 estudantes, para que todas as dúvidas sejam sanadas durante o estudo do caso. Estes pequenos grupos acabam também criando laços afetivos e carregando carinhosamente o nome e número de suas tutorias, por exemplo: TUT10. Seja lá qual for a sua TUT do coração, o importante é que você consiga autonomia para ser o médico que o futuro precisa.
Sem pressa! Estudantes de Medicina já entram na faculdade pensando no Internato, pelo menos os mais emocionados. E são muitas dúvidas, né? Vamos tentar responder algumas delas.
Qual estudante de Medicina não sonha em começar a colocar em prática tudo que aprende na graduação? Na Medicina FTC a clínica-escola é o espaço para colocar a mão na massa.
As Ligas já estão presentes nas comunidades acadêmicas há mais de um século e, na Medicina UniFTC, se unem às metodologias ativas e tecnologias para formar as médicas e médicos do futuro. Conheça as 24 ligas da Medicina UniFTC.
É parcerias excelentes que você quer, @. Então toma! 10 parceiros que fazem com que a Medicina UniFTC seja a Medicina do Futuro.
Você quer fazer medicina? A FTC vai adorar te receber. Depois de se inscrever, passa por aqui para receber 5 conselhos para quem quer seguir a carreira médica.
Confira as dicas da Liga de Tecnologia, Empreendedorismo e Finanças (LATEF) da Rede FTC para aprender a se planejar e ter inteligência financeira.