Biblioteca Maria Odília Teixeira

A Biblioteca está aberta aos alunos regularmente matriculados, docentes, funcionários e comunidade externa

A Biblioteca Maria Odília Teixeira, da Faculdade Zarns Salvador, tem por finalidade disponibilizar aos seus usuários recursos e informações técnico científicos que atendam aos Programas de Ensino, Pesquisa e Extensão, além de desenvolver nos seus usuários competências que incentivem a autonomia na busca e uso da informação.

É um espaço dinâmico destinado a realização de pesquisas onde é possível explorar os mais diversos conteúdos, favorecendo a construção do conhecimento e da produção acadêmica.

 

INFRAESTRUTURA 

A Biblioteca da Medicina Zarns Salvador possui uma estrutura ampla, com iluminação adequada, ambientes bem dimensionados, climatizados, aconchegante e multifuncional. O projeto arquitetônico foi elaborado visando estimular a acessibilidade e o contato adequado do usuário com os recursos e serviços oferecidos. Ocupa atualmente uma área total de mais de 345m² distribuída em:

  • Áreas para leitura e estudo;
  • Estações para estudo individual com computadores para pesquisa;
  • Salas para estudo em grupo;
  • Sala de metodologia ativa;
  • Área de armazenamento (acervo);
  • Área administrativa (espaço técnico-administrativo).

ESTRUTURA DE REDE

A Biblioteca proporciona um ambiente moderno e tecnológico, englobando rede Wi-Fi exclusiva para alunos, bem como uma sólida infraestrutura de rede física para os terminais de pesquisa fixos.

 

ACESSIBILIDADE

A acessibilidade da Biblioteca Maria Odília Teixeira abrange o acesso físico e informacional.

Na parte física são disponibilizados elevadores e sinalização tátil e visual, garantindo acesso adequado, inclusive, para pessoas com mobilidade reduzida.

Já a informacional inclui tecnologias assistivas, como o leitor de tela “NVDA”, facilitando o acesso à informação para pessoas com deficiência visual. Também utiliza o “Vlibras” para tradução automática do português para Libras e o “Câmera Mouse” para controle do mouse por movimento da cabeça. As bibliotecas virtuais oferece ainda autonomia na leitura, incluindo leitura em voz alta e ajuste de fonte, acessível de qualquer lugar com internet.  Os recursos adicionais incluem teclado em Braille e baixa visão, fones de ouvido e lentes de aumento.

 

BIBLIOTECAS VIRTUAIS

A Minha Biblioteca é uma plataforma digital de livros técnicos e científicos formada por 16 grandes editoras acadêmicas e 42 selos editoriais, disponibilizada mediante assinatura. Além disso, ela oferece recursos como: pesquisa por termo, marcadores de texto e cartões de estudos interativos.

Acesse a Minha Biblioteca, clicando aqui.

 

BASES DE ACESSO ABERTO

Conheça as principais bases de periódicos que disponibilizam conteúdo de acesso aberto na área da Medicina.

  • Pub Med Central (PMC): contém revistas cientificas na área da Ciência da Vida e Biomédicas, com mais de 30 milhões de citações das literaturas médica e biomédica.
  • BioMed Central (BMC): possui mais de 280 títulos de periódicos nas áreas da Biologia, Ciência da Saúde e Medicina.
  • Science Direct: contém revistas cientificas nas áreas da Ciências Física e Engenharia, Ciências da Vida, Ciências da Saúde e Ciências Sociais e Humanas.
  • Medscape: disponibiliza as últimas notícias médicas e perspectivas de especialistas; além de informações essenciais sobre medicamentos e doenças.
  • Wiley Online: publicam periódicos apoiados por sociedades cientificas e acadêmicas e por membros de conselhos editoriais de renome internacional.
  • Springer Open: oferece aos pesquisadores das áreas da ciência, tecnologia, medicina, humanidades e ciências sociais um espaço para publicações em periódicos, disponíveis gratuitamente após sua publicação.
  • Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): plataforma de cooperação técnica da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS) coordenada pela BIREME. Composta por bases de dados bibliográficas, como LILACS, MEDLINE, SCIELO.

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

Acesse ou baixe o regulamento da Biblioteca Maria Odília Teixeira da Faculdade Zarns Salvador clicando aqui.