Saúde encontra saber
A proposta da Faculdade Zarns é formar o estudante de forma integral, oferecendo proposta curricular organizada, inovadora, flexível e interdisciplinar. Assim, a organização da matriz curricular possibilita a construção de um perfil de profissionais capazes de atuar com qualidade, eficiência, resolutividade e independência.
Além disso, a Faculdade Zarns preza pela relação entre teoria e prática, incentivando a pesquisa e a extensão. Tudo para formar um profissional autônomo, crítico, criativo e empreendedor, com responsabilidade social e princípios éticos e morais.
Saiba mais sobre a Estrutura da Faculdade Zarns – Salvador e conheça nosso Corpo Docente.
Conheça a grade curricular da Medicina da Faculdade Zarns.
Disciplinas disponíveis para o primeiro semestre
Disciplina | Descrição | Carga horária |
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Sessão Tutoral e Integração do Conhecimento I | Discussão de casos em pequenos grupos, para desenvolverem competências de raciocínio clínico com integração contextualizada do aprendizado, com foco nas questões relacionadas à Saúde Coletiva e abordagem de conteúdos referentes às políticas de educação ambiental. | 80 horas |
Estrutura e Função - Anatomia, Histologia e Fisiologia I | Aprendizado dos aspectos fundamentais da Embriologia, Histologia, Anatomia e Fisiologia. Integração entre os conhecimentos de Histologia, Anatomia e Fisiologia. Reflexão sobre os mecanismos de funcionamento, regulação e controle dos órgãos e sistemas biológicos, subsidiando o estudo dos casos da sessão tutoral e as atividades de propedêutica médica, previstos no semestre. | 240 horas |
Biologia Celular | Organização da estrutura e função celular. Fisiologia das organelas celulares e sua relação com alterações patológicas. Vias de transdução de sinais. O ciclo celular e seus mecanismos de controle. Dogma central da biologia celular. Mutação e mutagênese. Biologia celular e molecular do câncer. Células tronco e suas aplicações terapêuticas. | 40 horas |
Bioquímica | Metabolismo de substratos energéticos. Vias catabólicas principais e sua regulação. Oxidação de carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos provenientes da dieta (estado alimentado ou absortivo) ou mobilizados a partir de reservas energéticas do organismo (jejum – glicogenólise, gliconeogênese, lipólise, proteólise). Vias anabólicas principais e sua regulação: glicogênese, síntese de lipídeos, colesterol e lipoproteínas. Regulação enzimática. Integração do metabolismo. Regulação hormonal do metabolismo. Especialização metabólica de tecidos. | 60 horas |
Propedêutica Médica I | Construção processual e justificada do instrumento da Anamnese, servindo como base de informações ao atendimento médico; além da compreensão da importância dos aspectos éticos e humanos envolvidos, e do significado dessa etapa no estabelecimento da relação médico-paciente. | 100 horas |
Saúde Coletiva | Compreensão do conceito de saúde como direito social, da estruturação do Sistema Único de Saúde, de fundamentos de planificação em saúde e gestão de sistemas de saúde, e apresentação do processo saúde-doença-cuidado a partir dos diversos referenciais teóricos das Ciências Sociais. Conhecimentos relativos à História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Políticas públicas para promoção da igualdade racial e equidade em saúde em um contexto multicultural. A Saúde e a Educação Ambiental nas questões físicas e os fenômenos resultantes da relação entre a sociedade e o meio ambiente. Os fatores ambientais relacionados à saúde dos seus indivíduos. | 80 horas |
Disciplinas disponíveis para o segundo semestre
Disciplina | Descrição | Carga horária |
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Sessão Tutoral e Integração do Conhecimento II | Discussão de casos e situações em pequenos grupos, para desenvolver habilidades de análise, de interpretação, de debate, de raciocínio e de síntese, estimulando a busca do conhecimento pelo aluno, com integração contextualizada do aprendizado. Os casos e situações deste semestre tem como foco as patologias e condições mórbidas mais frequentes na população em geral, em área de atuação das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), visando a preparar o aluno para o acompanhamento de pessoas da comunidade em nível individual e familiar no dia a dia dos componentes das Equipes de Saúde da Família. | 80 horas |
Estrutura e Função - Anatomia, Histologia e Fisiologia II | Aprendizado dos aspectos fundamentais da Embriologia, Histologia, Anatomia e Fisiologia. ntegração entre os onhecimentos de Histologia, Anatomia e Fisiologia. Reflexão sobre os mecanismos de funcionamento, regulação e controle dos órgãos e sistemas biológicos, subsidiando o estudo dos casos da sessão tutoral e as atividades de propedêutica médica, previstos no semestre. | 180 horas |
Mecanismos de Doença e Defesa - Microbiologia e Parasitologia I | Estudo dos agentes infecciosos e parasitários prevalentes na comunidade, dos mecanismos patogênicos, recursos diagnósticos e meios de prevenção, subsidiando o estudo dos casos da sessão tutoral e as atividades de propedêutica médica, previstos no semestre. | 120 horas |
Propedêutica Médica II | Construção processual e justificada do aprendizado do Exame Físico, servindo juntamente com a anamnese como base de informações ao atendimento médico; além da compreensão da importância dos aspectos éticos e humanos envolvidos, e do significado dessa etapa no estabelecimento da relação médico-paciente. | 100 horas |
Psicologia Médica | Estudo das dimensões intersubjetivas da relação médicopaciente, das manifestações emocionais envolvendo o profissional de saúde e o paciente, da normalidade e alterações psíquicas da pessoa portadora de doença, personalidade normal e patológica, correlação de aspectos psico-sócio- -familiares das doenças, reconhecimento de necessidade de suporte psicológico e/ou psiquiátrico em atenção médica. | 40 horas |
Medicina de Família e Comunidade | Introdução à prática de promoção da saúde e controle de doenças e agravos prevalentes na comunidade. Estudo sobre a Atenção Primária à Saúde (APS), com ênfase na organização e funcionamento da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no SUS. Inserção do estudante em práticas de promoção da saúde de Unidades de Saúde da Família. | 80 horas |
Disciplinas disponíveis para o terceiro semestre
Disciplina | Descrição | Carga horária |
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Sessão Tutoral e Integração do Conhecimento III | Discussão de casos em pequenos grupos, para desenvolverem competências de raciocínio clínico, com integração contextualizada do aprendizado, focando em transtornos mentais menores, psicologia e humanismo. | 80 horas |
Mecanismos de Doença e Defesa - Imunologia e Patologia | Introdução ao estudo da Imunologia. Estudo dos mecanismos gerais da resposta imune. Estudo dos processos da imunidade inata e adaptativa a agentes virais, microbianos e parasitários. Aprendizado dos processos patológicos gerais e da patologia específica de órgãos e sistemas. Estabelecimento de relação entre os aspectos imunológicos e patológicos dos estados de doença fundamentando a prática assistencial e o estudo de casos. | 160 horas |
Propedêutica dos transtornos mentais e psicopatologia | Conceito de Psicopatologia. Evolução do conhecimento psicopatológico. Critérios de normalidade e causalidade psíquicas. Etiologia dos ranstornos mentais. Anamnese clínicopsíquica. Transtornos das funções psíquicas. Instâncias psíquicas. Exame do estado mental: consciência, atenção, orientação, sensopercepção, memória, pensamento, afeto, linguagem, inteligência. | 40 horas |
Práticas Médicas I (Clínica/Pediatria) | Particularidades semiológicas do recémnascido, da criança e do adolescente. Crescimento e desenvolvimento do ser humano. Aleitamento materno, introdução da alimentação complementar orientação alimentar da criança e do dolescente. Avaliação Nutricional, imunização da criança e do adolescente. Prevenção da morte súbita, de acidentes na infância e adolescência. Desnutrição, obesidade, anemias carenciais. Infecções de vias aéreas superiores na infância. Particularidades semiológicas do adulto e do idoso. Avaliação e condução das principais doenças atendidas com special ênfase na atenção primária: Diabetes mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica, Dislipidemias, Anemias, Obesidade, Infecções das vias aéreas superiores na comunidade e tabagismo. | 200 horas |
Humanismo em Medicina | Compreensão do ser humano, valorização da pessoa e constituição da medicina, mediante aportes da filosofia, artes e ciências humanas, tais como sociologia, antropologia, história, ciência política, psicologia e teologia. Cultura afrodescendente. Ensino de história e cultura afro--brasileira, africana e indígena. política de educação em direitos humanos e de educação das relações étnico-raciais. | 40 horas |
Farmacologia | Conceito e lassificação dos agentes químicos quanto à origem e uso. Conceituação e caracterização de farmacocinética: absorção, vias de administração, istribuição, interações, eliminação e reações adversas. Conceituação e caracterização de farmacodinâmica: mecanismo de ação, tipos de inibição farmacológica. Estudo da terapêutica de pacientes conforme os casos das sessões tutorais e embasando a prática ambulatorial do semestre. | 80 horas |
Disciplinas disponíveis para o quarto semestre
Disciplina | Descrição | Carga horária |
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Sessão Tutoral e Integração do Conhecimento IV | Discussão de casos em pequenos grupos, para desenvolverem competências de raciocínio clínico, com integração contextualizada do aprendizado e com foco em doenças genéticas. | 80 horas |
Ambulatório de Saúde Mental | Treinamento em Medicina Ambulatorial, através do acompanhamento supervisionado e orientado de pacientes em ambulatório especializado em Saúde Mental e em centros de atenção psicossocial, desenvolvendo capacidade para fazer diagnóstico e dar continuidade aos tratamentos instituídos por especialistas em pacientes egressos de outras instituições; participação em abordagens terapêuticas não medicamentosas (oficinas, grupos operativos e terapêuticos); visitação domiciliar; entrevistas com familiares, iniciação ao conceito de psiquiatria e sua posição no espectro das especialidades médicas; noções gerais de psiquiatria, do diagnóstico e classificação nosológica psiquiátrica; causalidade e iniciação à terapêutica em psiquiatria. | 100 horas |
Genética | Compreensão dos princípios fundamentais da genética na formação e função das células, tecidos e seres vivos. Análise dos aspectos genéticos e seus mecanismos no rganismo humano. Estudo dos componentes genéticos e ambientais das doenças mais frequentes na população. Compreensão dos métodos modernos de diagnóstico das doenças genéticas. Aplicação dos fundamentos da genética médica para diagnóstico, tratamento e prevenção das anomalias genéticas. | 80 horas |
Práticas médicas II (Cirurgia/Saúde da Mulher) | Aprendizado dos principais fatores associados ao cuidado cirúrgico peri- -operatório. Aprendizado com visão de médico generalista para a qualificada tomada de decisões aos principais cuidados à saúde da mulher. Atendimento ambulatorial de pacientes em cirurgia e ginecologia com ênfase na prevenção e identificação das afecções mais prevalentes levandose em consideração a integralidade e promoção à saúde. Treinamento simulado e realização de procedimentos ambulatoriais e laboratoriais supervisionado nos cuidados de assepsia, no uso das barreiras de proteção, na instrumentação, em suturas simples, no curativo da ferida cirúrgica e na elaboração do relatório cirúrgico e ginecológico. | 200 horas |
Epidemiologia | Estuda o processo saúde- -doença nas populações humanas, analisando a distribuição e os determinantes dos agravos à saúde, propondo medidas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e gerando indicadores para suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde. | 60 horas |
Farmacologia Clínica | Estudo dos agentes químicos de uso terapêutico, suas interações dinâmicas com os sistemas biológicos dos seres humanos e os riscos, benefícios, efetividade e custos associados, acompanhando e subsidiando os casos das sessões tutorais. Estudo da terapêutica de pacientes com cardiopatias, pneumopatias, endocrinopatias, nefropatias e uropatias, conforme os casos das sessões tutorais e embasando a prática ambulatorial do semestre. | 80 horas |
Disciplinas disponíveis para o quinto semestre
Disciplina | Descrição | Carga horária |
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Sessão Tutoral e Integração do Conhecimento V | Discussão de casos em pequenos grupos, para desenvolverem competências de raciocínio clínico, com integração contextualizada do aprendizado, no âmbito da saúde da mulher, cardiologia, nefrologia e pneumologia de crianças e adultos. | 80 horas |
Pediatria Geral | Treinamento teórico-prático em Pediatria Geral com ênfase no aprofundamento da propedêutica e desenvolvimento do raciocínio clínico, incluindo diagnóstico diferencial, condutas diagnósticas e terapêuticas das doenças mais prevalentes na infância e adolescência. Aplicação dos programas de prevenção e promação da saúde da criança e da adolescência do Ministério da Saúde. | 120 horas |
Especialidades Clinicas I | Particularidades semiológicas dos indivíduos com doenças clínicas com ênfase em Hematologia, Infectologia e Gastroenterologia. Abordagem da epidemiologia, fatores de risco, conhecimento e interpretação dos principais exames complementares na condução diagnóstica e terapêutica das doenças clínicas com ênfase em Hematologia, Infectologia e Gastroenterologia. Reconhecimento do papel da abordagem multiprofissional (nutrição, fisioterapia, enfermagem, fonoaudiologia e farmácia) na condução e no acolhimento ao paciente com doenças clínicas com ênfase em Hematologia, Infectologia e Gastroenterologia., não deixando de avaliar aspectos relacionados à dor, sofrimento e paliação no final da vida. | 120 horas |
Metodologia da Pesquisa I | O processo do conhecimento e os princípios da investigação científica em Medicina. Reflexão sobre os diferentes tipos e desenhos de estudos na área da saúde. Caracterização dos elementos que compõem projetos de pesquisa. Estabelecimento de relações entre introdução, objetivos, justificativa e métodos. Apresentação dos conceitos éticos nas pesquisas envolvendo seres humanos e animais e suas resoluções. Elaboração de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Caracterização dos elementos pós textuais. Fundamentação das revisões de literatura: Orientações sobre instrumentos e estratégias de busca. Caracterização das Bases de Dados. Reflexão e discussão dos principais aspectos da Medicina Baseada em evidências. | 40 horas |
Clínica Cirúrgica | Estudo dos aspectos clínicos relacionados a prevenção e tratamento das principais doenças benignas potencialmente cirúrgica do trato digestório, anexos e parede abdominal. | 120 horas |
Saúde da Mulher | Visão de médico generalista, das condições fisiológicas e patológicas mais comuns da mulher durante o ciclo de vida, desde a infância ao climatério e pós-menopausa. Prevenção, diagnóstico e tratamento das principais afecções ginecológicas. Treinamento simulado e realização de procedimentos ambulatoriais e laboratoriais supervisionados das principais afecções ginecológicas. | 120 horas |
Disciplinas disponíveis para o sexto semestre
Disciplina | Descrição | Carga horária |
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Sessão Tutoral e Integração do Conhecimento VI | Discussão de casos em pequenos grupos, para desenvolverem competências de raciocínio clínico, com integração contextualizada do aprendizado, com foco em obstetrícia, gastroenterologia, neurologia e ortopedia, para crianças e adultos. | 80 horas |
Especialidades Pediátricas I | Atividades teóricopráticas com treinamento supervisionado e orientado nos ambulatórios de pneumologia pediátrica, cardiologia pediátrica, endocrinologia pediátrica com atenção prioritária aos aspectos semiológicos e clínicos das patologias dos sistemas respiratório, cardiovascular e endócrino da criança e do adolescente. Desenvolvimento do raciocínio diagnóstico, incluindo diagnóstico diferencial, exames complementares, condutas terapêuticas e preventivas das doenças respiratórios, cardiovasculares e endocrinometabólicas mais frequentes na faixa etária pediátrica: asma, síndrome do lactente sibilante, pneumonias complicadas, tuberculose pulmonar, pneumonias de repetição; dislipidemia , puberdade precoce, baixa estatura, Diabetes Mellitus tipo 1, hipertireoidismo, hipotireoidismo; avaliação da criança com sopro cardíaco, cardiopatias congênitas cianogênicas e acianogênicas, cardiopatia reumática, miocardites. | 100 horas |
Especialidades Clínicas II | Iniciação às práticas de atendimento ambulatorial em clínica médica de adultos, com ênfase nas especialidades de Cardiologia, Pneumologia e Endocrinologia, direcionando as principais ações nas doenças mais prevalentes da atenção básica, com atendimento supervisionado, em Unidade de Saúde, com percepção das peculiaridades da propedêutica do adulto , aplicação de ações preventivas e programas de ações básicas do Ministério da Saúde, desenvolvimento do raciocínio clínico e capacitação para formulação diagnóstica dos problemas de saúde mais prevalentes na comunidade. | 120 horas |
Metodologia de Pesquisa II | Discussão sobre as características da população de pesquisa, amostra, critérios de inclusão e de exclusão, instrumentos e procedimentos de coleta de dados e protocolos. Conhecimento sobre coleta, análise e interpretação de dados quantitativos e qualitativos. Aplicação de testes estatísticos. Discussão de resultados científicos. Detalhamento do funcionamento e organização da Plataforma Brasil e Comitês de Ética em Pesquisa (CEP). Conceituação de Plágio e suas implicações. Fundamentação das citações e referenciação. | 60 horas |
Especialidades Cirúrgicas I | Aprendizado dos principais fatores associados à assistência básica no atendimento em oftalmologia e otorrinolaringologia. Aprendizado com visão de médico generalista para a qualificada tomada de decisões aos principais cuidados à saúde do adulto e criança nestas áreas. Atendimento ambulatorial de pacientes otorrinolaringológicos e oftalmológicos simples e patologias mais frequentes na comunidade. Diagnóstico precoce de afecções de maior morbidade e mortalidade, podendo encaminhar de forma precoce ao tratamento com o otorrinolaringologista ou oftalmologista. Atendimento ambulatorial de pacientes em otorrinolaringologia e oftalmologia, aplicando os conteúdos teóricos de anatomia, fisiologia e identificação das doenças abordadas nas aulas teóricas, associando-se ao aprendizado da correta semiologia, possibilitando o melhor desenvolvimento do raciocínio diagnóstico, com noções básicas de tratamento e condutas em geral, levando-se em consideração a integralidade e promoção à saúde. | 100 horas |
Obstetrícia | Estudo do Programa de Assistência Pré-Natal do Ministério da Saúde, através de prática assistencial a gestantes em unidades de saúde; desenvolvimento das habilidades semiológicas necessárias, compreensão da gestação, em seus aspectos fisiológicos, morfológicos, psicológicos e sociais; capacitação para a orientação das gestantes e implementação das ações necessárias para uma evolução satisfatória até o parto. | 100 horas |
Espiritualidade e Saúde - OPTATIVA 1 | Introdução ao estudo de sentimentos, emoções, valores e propósitos de vida definem e se associam ou determinam qualidade de vida, adoecimento, mortalidade, longevidade. | 20 horas |
Medicina do Estilo de Vida - OPTATIVA 2 | Introdução à Medicina do Estilo de Vida. As competências do Médico em Estilo de Vida. Doenças relacionadas ao estilo de vida. Mudança de comportamento e saúde. Processos Clínicos em Medicina do Estilo de Vida. Saúde do médico e da saúde pessoal dos profissionais de saúde. Ciência Nutricional, Avaliação e Prescrição. Ciência e Prescrição de Atividade Física. Bem-Estar Emocional e Mental, Avaliação e Intervenções. Ciências da Saúde do Sono e Intervenções. Gerenciando a cessação do tabagismo e outras exposições tóxicas. O Papel dos Relacionamentos e Psicologia Positiva. Medicina Baseada em Evidências e Lifestyle Medicine. | 20 horas |
Disciplinas disponíveis para o sétimo semestre
Disciplina | Descrição | Carga horária |
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Especialidades Pediátricas II | Conhecimento e abordagem das doenças em neurologia pediátrica, gastroenterologia pediátrica e nefrologia pediátrica com atenção prioritária aos aspectos semiológicos e clínicos das patologias dos sistemas nervoso, digestório e renal da criança e do adolescente. Desenvolvimento do raciocínio diagnóstico, incluindo diagnóstico diferencial, exames complementares e condutas terapêuticas e preventivas das doenças que acometem estes sistemas, mais frequentes na faixa etária pediátrica: Convulsão febril, epilepsias, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, Transtornos do espectro autista(TEA), transtornos do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH); Alergia à Proteína do leite de vaca, constipação intestinal, diarréia crônica, doença do refluxo gastroesofágico(DRGE), doenças pépticas; Síndrome nefrítica, síndrome nefrótica, hipertensão arterial sistêmica. Investigação de ITU recorrente, Insuficiência renal aguda. | 100 horas |
Especialidades Clínicas III | Particularidades semiológicas dos indivíduos com doenças clínicas nos diversos órgãos e sistemas, mas com ênfase em Neurologia, Nefrologia e Reumatologia. Abordagem da epidemiologia, fatores de risco, , conhecimento e interpretação dos principais exames complementares na condução diagnóstica e terapêutica das doenças clínicas com ênfase em Neurologia, Nefrologia e Reumatologia. econhecimento do papel da abordagem multiprofissional (nutrição, fisioterapia, enfermagem, fonoaudiologia e farmácia) na condução e no acolhimento ao paciente com doenças clínicas com ênfase em Neurologia, Nefrologia e Reumatologia, não deixando de avaliar aspectos relacionados à dor, sofrimento e paliação no final da vida | 120 horas |
Trabalho de Conclusão de Curso I | Desenvolvimento supervisionado e orientado do trabalho de conclusão do curso. Descrição das principais normas de formatação. Aplicação de técnicas de redação científica. Planejamento e estratégias de aprendizado prático e aplicado à construção de trabalho científico. Incentivo a demonstração de ações roativas e independentes que favoreçam o desenvolvimento de um trabalho científico na área de Medicina. | 60 horas |
Especialidades Cirúrgicas II | Treinamento teórico-prático em Urologia e ortopedia (pacientes adultos e crianças), com atenção prioritária aos aspectos semiológicos e clínicos do sistema urinário e osteomuscular. Desenvolvimento do raciocínio diagnóstico, com noções básicas do tratamento e condutas em geral, incluindo exames complementares usados na abordagem dos problemas mais frequentes na comunidade. | 120 horas |
Oncologia Clínico-Cirúrgica | Particularidades semiológicas do indivíduo com doenças oncológicas. Abordagem da epidemiologia, fatores de risco, biologia e genética do câncer. Conhecimento e interpretação dos principais exames complementares na condução diagnóstica e terapêutica das doenças oncológicas. Avaliação e condução clínica e cirúrgica das principais doenças oncológicas, também com abordagem multiprofissional (nutrição, fisioterapia. Condução no acolhimento ao paciente com dor, sofrimento e paliação no final da vida. | 120 horas |
Diagnóstico por Imagem | Particularidades dos exames de imagem dos indivíduos com doenças nos diversos órgãos e sistemas. Bases físicas das radiações do diagnóstico por imagem: radiologia convencional; ultrassonografia; tomografia computadorizada; ressonância magnética. Diagnóstico por contração e vasos da base. Diagnóstico por imagem em aparelho respiratório, caixa torácica; pulmões; pleura; mediastino. Diagnóstico por imagem abdômen e retro peritônio: pâncreas; fígado e vias biliares; baço; rins e vias urinárias; tubo gástro entérico. Diagnóstico por imagem sistema músculo esquelético. Diagnóstico por imagem ossos e articulações. Diagnóstico por imagem em ginecologia e obstetrícia. Diagnóstico por imagem em sistema nervoso. | 40 horas |
Libras - OPTATIVA 3 | Visão contemporânea sobre os fundamentos da inclusão e a ressignificação da educação especial. Usos da linguagem de movimentos, gestos, comunicação e expressão possível por meio do corpo. Propriedades das línguas humanas e as línguas de sinais. Tradução e interpretação em libras. Noções e aprendizado básico da LIBRAS. | 20 horas |
Saúde do Adolescente e Sexualidade - OPTATIVA 4 | Visão de médico generalista sobre as condições fisiológicas e patológicas mais comuns da saúde do adolescente durante o ciclo de vida. Saúde e Sexualidade como “descoberta, construção e busca”, numa perspectiva bio-psicosociocultural. Prevenção, diagnóstico e tratamento das principais afecções do adolescente e sua sexualidade. Estudo sobre as violências das várias ordens que cercam a vida do adolescente e que interferem na saúde, nas relações e comportamentos sexuais. Desenvolvimento da sexualidade no ciclo vital (adolescentes e adultos) nos aspectos biológicos, emocionais e psicológicos. | 20 horas |
Disciplinas disponíveis para o oitavo semestre
Disciplina | Descrição | Carga horária |
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Gestão e Empreendedorismo | Introdução ao estudo do mercado de trabalho e do gerenciamento da carreira médica. Filosofia, Ética e Desenvolvimento Humano.. | 40 horas |
Emergências Pediátricas/Clínicas/Psiquiátricas | Atividades teóricas, discussão de casos e treinamento em estações de simulação realística, preparando o aluno para o atendimento de emergência clínica e psiquiátrica da criança, adolescente e adulto em sofrimento agudo. Acompanhamento da sua evolução durante a permanência no serviço de emergência e pronto atendimento, com aprendizado da propedêutica apropriada ao atendimento de emergência com desenvolvimento do raciocínio diagnóstico e terapêutica apropriada para as seguintes situações: Parada cardiorrespiratória( suporte básico e avançado de vida), Insuficiência respiratória aguda, choque hipovolêmico, hemorrágico e cardiogênico, sepse, anafilaxia, intoxicações exógenas, infarto agudo do miocárdio, assistência ao trauma, distúrbio Hidroeletrolítico e ácido básico, mal convulsivo, acidentes vasculares cerebrais . Fluxo de atendimento em emergências psiquiátricas e estrutura mínima de um serviço de emergência em saúde mental para crianças, adolescentes e adultos, emergências neurológicas para o psiquiatra, emergências no uso e abuso de substâncias, protocolos e diretrizes aplicados às emergências psiquiátricas em crianças, comportamento suicida em crianças, adolescentes e adultos, tratamento farmacológico da esquizofrenia e transtorno bipolar. | 240 horas |
Trabalho de Conclusão de Curso II | Redação final do trabalho de conclusão de curso. apacitação para apresentação e discussão de trabalhos científicos. Capacitação para delimitação, problematização e síntese dos achados sobre um tópico escolhido, bem como para apresentações e discussões científicas. Preparação de manuscritos para publicação, além de processos de submissão e revisão. | 40 horas |
Medicina Legal | Estudo dos aspectos legais do exercício da medicina e de perícias médico-forenses. | 40 horas |
Deontologia e Ética Médica | Estudo da legislação em vigor que regulamenta a prática médica, as obrigações médicas legais e os direitos médicos, em conexão com as atividades práticas deste semestre e subsidiandoas. Discussão de temas que despertam controvérsias no âmbito da ética médica, e de questões legais e penais, desenvolvendo o senso crítico e a responsabilidade para o desempenho da profissão médica. | 40 horas |
Emergências Cirúrgicas e Obstétricas | Treinamento supervisionado da prática médica nos níveis de atendimento pré-hospitalar e de urgência/emergência cirúrgica e obstétrica. Treinamento no atendimento da gestante em trabalho de parto - na admissão ao hospital, o acompanhamento da gestante no período de trabalho de parto, com monitorização do feto, o acompanhamento do parto natural em centro obstétrico, os primeiros cuidados ao recémnascido e a orientação da uérpera sobre lactação e amamentação. Compreensão do trabalho de parto em seus aspectos psicoemocionais e fisiológicos. O aprendizado em urgências e emergências cirúrgicas será fundamentado no cuidado direcionado e escalonado ao paciente cirúrgico crítico, para promover sua estabilização e posterior encaminhamento para o tratamento definitivo. Sistematização de condutas e treinamento de habilidades no atendimento das urgências e emergências, com ênfase nos aspectos do diagnóstico e tratamento direcionados. | 200 horas |
Internato I
Disciplina | Descrição | Carga horária |
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Ambulatórios Básicos | Treinamento teórico-prático em Medicina Ambulatorial em Clínica Médica no âmbito da assistência em ambulatório, com ênfase no aprofundamento da propedêutica e da semiologia, raciocínio clínico, incluindo diagnóstico diferencial, condutas diagnósticas e nas terapias farmacológicas e não farmacológicas, incluindo paliação, cuidado no final de vida, manejo da dor e interação multiprofissional de adultos com enfermidades agudas e crônicas de tratamento ambulatorial. Definir, identificar, avaliar e tratar as doenças clínicas mais relevantes epidemiologicamente, levando em consideração o contexto do Brasil e do Sistema Único de Saúde na medicina ambulatorial. | 200 horas |
Medicina da Família e Comunidade e Saúde Coletiva | Treinamento supervisionado do interno em uma unidade de saúde da família, atuando na área de responsabilidade do médico da equipe e participando de toda a programação semanal, incluindo acolhimento, Stendimentos ambulatoriais, visitas domiciliares, grupos operativos, reuniões de equipe e atividades de promoção da saúde na comunidade. | 240 horas |
Saúde Mental e Psiquiatria | Treinamento supervisionado do interno no atendimento a pacientes com transtornos mentais e doenças psiquiátricas, em CAPS e em hospital psiquiátrico | 160 horas |
Internato I
Disciplina | Descrição | Carga horária |
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Urgência e Emergência | Treinamento supervisionado do interno no atendimento a pacientes em situações de agravo agudo à saúde em unidades de urgência e emergência e no atendimento pré-hospitalar. | 400 horas |
Cirurgia | Treinamento teórico-prático em Cirurgia Geral no âmbito da assistência em enfermaria, ambulatórios e centro-cirúrgico, com ênfase no aprofundamento da propedêutica e desenvolvimento do raciocínio clínico, incluindo diagnóstico diferencial, condutas diagnósticas, terapêuticas e acompanhamento até a alta hospitalar de paciente portadores de doenças potencialmente cirúrgica de média e alta complexidade. | 360 horas |
Internato II
Disciplina | Descrição | Carga horária |
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Ginecologia | Atividades práticas sob supervisão em vários cenários de ensino- -aprendizagem, além de atividades teóricas, permitindo a evolução do conhecimento, com visão generalista na área de Assistência Integral à Saúde da Mulher, dando ênfase na Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Prognóstico das principais afecções Ginecológicas, além do exercício contínuo dos princípios da Ética Médica. Aprendizado com visão de médico generalista para a qualificada tomada de decisões aos principais cuidado | 360 horas |
Obstetrícia | Atividades práticas sob supervisão em vários cenários de ensinoaprendizagem, além de atividades teóricas, permitindo a evolução do conhecimento, com visão generalista na área de Assistência Integral à Saúde da Gestante, dando ênfase na Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Prognóstico das principais afecções Obstétricas, além do exercício contínuo dos princípios da Ética Médica. Aprendizado com visão de médico generalista para a qualificada tomada de decisões aos principais cuidados à saúde da gestante. | 360 horas |
Internato II
Disciplina | Descrição | Carga horária |
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Clínica Médica | Treinamento teórico-prático em Clínica Médica no âmbito da assistência em ambulatório e atendimento intrahospitalar, com ênfase no aprofundamento da propedêutica e desenvolvimento da semiologia, raciocínio clínico, incluindo diagnóstico diferencial, condutas diagnósticas e nas terapias farmacológicas e não farmacológicas, incluindo paliação, cuidado no final de vida , manejo da dor e interação multiprofissional de adultos com enfermidades agudas e crônicas. Definir, identificar, avaliar e tratar as doenças clínicas mais relevantes epidemiologicamente, levando em consideração o contexto do Brasil e do Sistema Único de Saúde. | 400 horas |
Pediatria | Treinamento teórico-prático em Pediatria Geral no âmbito da assistência em enfermaria de pediatria geral e ambulatórios pediátricos, com ênfase no aprofundamento da propedêutica e desenvolvimento do raciocínio clínico, incluindo diagnóstico diferencial, condutas diagnósticas, terapêuticas e acompanhamento até a alta hospitalar de crianças e adolescentes agudamente enfermos com critérios para internamento hospitalar. Discussão das seguintes patologias: Bronquiolite viral guda, pneumonias e suas complicações, crise aguda de asma, cetoacidose diabética, adenomegalias na infância, infecção do trato urinário, Leishimaniose visceral, síndrome torácica aguda no paciente portador de doença falciforme, aplasia medular, leucemias, tumores abdominais, insuficiência cardíaca congestiva, febre reumática, diarreia aguda. | 360 horas |
O aluno deve buscar atividades complementares durante o curso
Disciplina | Descrição | Carga horária |
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Atividades Complementares | Palestras, simpósios, estágios extracurriculares e monitorias | 400 horas |
Saúde encontra saber!
Confira depoimentos de alunos e egressos da Faculdade Zarns – Salvador (antiga Medicina FTC).
Eu não tive dúvidas que iria escolher a Medicina FTC (atualmente, Faculdade Zarns) para meu curso de medicina. Desde a época do meu ensino médio já havia um amor platônico, pois eu sempre passava em frente a instituição e ficava admirado com a sua estrutura. Foi então que já formado resolvi visitar a faculdade e conhecê-la por dentro. Daí, não teve jeito, o amor cresceu ainda mais, principalmente depois que vi que além de uma ótima infraestrutura e professores qualificados, lá eu também me sentiria acolhido por todos.
Saúde encontra saber!
A Faculdade Zarns – Salvador reúne o que há de mais avançado em tecnologia e metodologia de ensino. Tudo para oferecer o melhor para você fazer o melhor para o mundo.
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