Aqui vamos trazer alguns conselhos bem pessoais para você que acabou de chegar na faculdade de Medicina.
Esse texto, eu vou escrever na primeira pessoa do singular, tá? Não é o normal aqui no blog, onde usamos sempre a segunda do plural – porque nós somos um time. Mas, dessa vez, quero trazer alguns conselhos bem pessoais para você que acabou de chegar na faculdade de Medicina. Para construí-los, conversei com estudantes de Medicina, egressos e professores. Também pensei um pouquinho no que eu, como caloura de outro curso, gostaria de ter ouvido. Vamos lá?
Eu sou dessas que pesquisa loucamente antes de começar um projeto novo. Mas, até nos meus hobbies, sou CDF. E, pelas conversas com o pessoal que eu citei lá na introdução e que me guiaram para construir esse texto, percebi que investigar a Medicina pode te ajudar a dominá-la.
Entenda direitinho onde você está se metendo 🙂 Conheça o mercado, os gargalos, as oportunidades. Saiba sempre quais são as tendências e, ainda que não as siga – porque está tudo bem não seguir cegamente qualquer tendência – se permita saber o que há de mais moderno.
Além da Medicina em si, conheça muito bem o seu curso. Estude o programa completo da graduação na Medicina FTC. Aproveite também para conhecer os docentes, seus veteranos e colegas – eles serão os melhores guias nessa jornada.
Se você quiser saber mais sobre outros cursos, confira os oferecidos pela Rede UniIFTC.
Meti o clichê, eu sei. Mas esse conselho era um dos que eu queria ter recebido e que agora trago para você.
É difícil planejar os próximos anos de sua vida se você não souber o que você realmente quer. E é absolutamente normal não saber. Então, se permita.
Enquanto estiver executando o passo 1 e conhecendo a faculdade/docentes/colegas, preste bastante atenção em você. Quais disciplinas te chamam mais atenção? O que dentro do curso ou do mercado faz mais sentido? O que você detestou de cara? Essas reações simples podem ser importantes sinais.
Se possível, invista em ajuda profissional para conquistar esse autoconhecimento, seja com terapia ou mentorias. Encontre seu caminho para se encontrar. É importante também aprender a respeitar seu tempo, seu espaço, seu ritmo.
Aí, pronto. Vamos ao próximo tópico antes que eu largue tudo pra escrever um livro de autoajuda.
Além das aulas teóricas e práticas, a faculdade guarda uma infinidade de possibilidades. Conheça cada uma delas 🙂 Acho que essa dica é um pouquinho das duas dicas anteriores, né? Porque é sobre conhecer seu curso e também sobre experimentar para entender o que faz sentido ou não para você.
Ações fora da sala de aula vão contribuir na sua formação profissional e são ótimas oportunidades de conhecer as diferentes possibilidades de atuação na Medicina. Fora que é sempre uma delícia fugir um pouquinho da rotina de uma graduação, né?
Temos pesquisa científica, ligas acadêmicas dos mais diversos temas, diretório acadêmico, atlética, além das palestras, cursos e eventos diversos. E aí, qual vai ser?
Conheça mais sobre as Ligas Acadêmicas da Medicina FTC.
Estudantes de Medicina estão sempre reclamando da falta de tempo. E estão cobertos de razão. Você vai perceber que a faculdade tem uma carga horária robusta e exige muito estudo, treino e dedicação. Então, grande parte do seu tempo será consumido entre aulas e estudo.
O segredo para fazer o tempo render é ter o vira tempo de Hermione, em Harry Potter. Mentira, não vai dar pra duplicar seu tempo, mas é importante sabê-lo administrá-lo com sabedoria.
Tenha uma rotina desde o comecinho e vá adaptando aos poucos, de acordo com as necessidades. Não adianta criar uma lista inflexível de tarefas. Veja o que funciona ou não em seu estilo de vida e organize uma rotina viável. Procure aplicativos ou gadgets que possibilitem uma melhor gestão, pois nem só de redes sociais vive o estudante de Medicina.
E se programe pra descansar, não só pra estudar. Anotou essa?
Talvez esse seja o conselho mais valioso – e também o mais difícil de colocar em prática. Você está aprendendo a lidar com um recurso fantástico: a vida. A responsabilidade é imensa e, óbvio, a cobrança também. Tente não entrar nessa onda.
Lembre sempre que você está no caminho para se tornar uma médica ou um médico excelente, mas não se cobre como se já fosse um profissional que tem que dominar todas as teorias e técnicas. Não se leve tão a sério assim, criatura.
Se permita errar, tenha humildade para perguntar, se reavaliar, começar de novo se for preciso. Seus colegas também estão só começando, seja gentil com eles. Vocês têm um futuro grandioso pela frente e tudo será mais fácil se for leve, até as provas de bioquímica 🙂
Espero que essas dicas te ajudem ao longo do semestre e do curso. A Medicina FTC fica muito feliz de te dar as boas-vindas à Medicina. Até logo 🙂