A Faculdade Zarns é onde saúde encontra saber. Educamos para que você sinta-se bem aqui e onde passar.
Quando a Rede UniFTC surgiu, no final da década de 1990, o Brasil vivia o boom da educação superior. Além do crescimento em números, as instituições também expandiam seu território de atuação, chegando ao interior dos estados brasileiros. Na Bahia, a UniFTC foi precursora deste movimento de interiorização.
Feira de Santana foi a primeira cidade a receber uma unidade da então FTC. Logo depois, em 2000, a rede chegou em Salvador. Em 2002, a rede chegou à Jequié, Itabuna e Vitória da Conquista.
Assim, presente no sertão, na capital e nas regiões sul e sudoeste da Bahia, a UniFTC já concretizava o modelo de rede de ensino que se tornou uma de suas principais marcas.
Se os quatro primeiros anos foram do pioneirismo e da expansão, os anos que se seguiram até 2017 foram dedicados à consolidação. Assim, a instituição investiu em infraestrutura e capacitação dos colaboradores administrativos e acadêmicos.
Neste período, a Unidade Paralela abriu o curso de Medicina (2004). A partir daí passou a oferecer também o Mestrado Profissional em Bioenergia (2007).
Um pouco antes, foi aberta a Unidade Comércio, uma aposta da UniFTC na revitalização do centro histórico de Salvador.
O terceiro ciclo da Rede UniFTC começa em 2017, com a abertura das faculdades em Petrolina e Juazeiro. Em 2018, as unidades Paralela, Feira de Santana e Vitória da Conquista foram credenciadas como Centros Universitários. Como resultado, o reconhecimento ascendeu o grupo educacional.
Por isso, ao completar duas décadas de atuação, em 2019, a Rede UniFTC apostou em expandir horizontes. A meta traçada por seu fundador, Gervásio Oliveira, era edificar uma IES sustentável, que se perpetuasse pela inovação e excelência.
As conquistas começaram já no primeiro semestre, com a chegada de dois institutos inéditos no Norte-Nordeste. Um de Treinamento em Cadáveres (ITC), primeiro do Brasil a oferecer a metodologia americana de treinamento de técnicas cirúrgicas em cadáveres frescos. O outro, de Odontologia das Américas (IOA), voltado para a prática dos procedimentos da Odontologia.
Em agosto de 2019, a Rede UniFTC adquiriu a Unesulbahia, faculdade com 20 anos de trajetória em ensino no extremo sul baiano. O novo campus, localizado entre as cidades de Eunápolis e Porto Seguro, recebeu investimentos robustos em modernização das estruturas e capacitação de docentes. Dessa forma, a primeira das vitórias alcançadas pela nova unidade foi a abertura do curso de Medicina, já no primeiro semestre de 2020.
Além disso, a educação médica na Rede UniFTC subiu mais um degrau ao conquistar a liberação de quatro programas de residência em Medicina: Medicina da Família e Comunidade, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Área Cirúrgica Básica.
Neste momento, a UniFTC traça um sólido plano de expansão que já começa a ganhar forma em 2020 com a chegada da Unidade Camaçari, na região metropolitana de Salvador. Assim, o movimento continua também com os primeiros passos para a abertura de novos cursos de Medicina no Brasil.
A faculdade foi adquirida pelo grupo Clariens Educação, transformando-se agora em Faculdade Zarns. Um ensino de excelência, onde saúde encontra saber. Nossa estrutura física é feita de estruturas vivas – queremos proporcionar um ensino sobre vidas para vidas. Educamos para que você sinta-se bem aqui e por onde passar, para que seja um profissional responsável e ético, que tem uma mente inovadora. O verbo imperativo da nossa instituição é cuidado.
O que faz a diferença no seu futuro – e no futuro do mundo – está aqui!
Confira depoimentos de alunos e egressos da Medicina UniFTC
Para mim, estar cursando medicina é a realização de um sonho. Além disso, fico muito feliz em poder estar me formando na Medicina FTC de Eunápolis. A instituição conta com uma estrutura muito boa (salas de aula, laboratórios, etc.), com ambientes ideais para proporcionar o aprendizado. Nós também temos professores excelentes, envolvidos de verdade com a formação de novos médicos.
Eu não tive dúvidas que iria escolher a Medicina FTC (atualmente, Faculdade Zarns) para meu curso de medicina. Desde a época do meu ensino médio já havia um amor platônico, pois eu sempre passava em frente a instituição e ficava admirado com a sua estrutura. Foi então que já formado resolvi visitar a faculdade e conhecê-la por dentro. Daí, não teve jeito, o amor cresceu ainda mais, principalmente depois que vi que além de uma ótima infraestrutura e professores qualificados, lá eu também me sentiria acolhido por todos.
Para cumprir com o papel social
Para formar médicas e médicos completos
Para atuar de forma competente em qualquer ambiente
Para alcançar um diagnostico eficiente
Para atuar com equidade, buscando as melhores condições