A mamografia é um exame que pode deixar dúvidas. Afinal de contas, homens devem fazer? Em quanto tempo deve ser refeito? E em qual idade a mulher precisa começar a fazer periodicamente? Fica suave, a gente te conta!
Todos nós, mamíferos, estamos sujeitos à alterações nas mamas. As mulheres costumam cuidar mais deste órgão, começando um acompanhamento, muitas vezes, desde bem cedo. Mas, homens também devem prestar atenção às glândulas mamárias, pois qualquer alteração pode significar um problema.
Por isso, nós convidamos três dos nossos especialistas em mastologia e professores da Medicina FTC, Flávio Amorim, Flávia França e Gleidson Bomfim. E para facilitar, a gente fez algumas perguntinhas básicas, mas com informações que todo mundo precisa saber:
Flávio Amorim: A mamografia é um exame de imagem capaz de detectar o câncer de mama na sua forma inicial, mesmo antes de aparecer um nódulo na mama.
Ou seja, se houver qualquer alteração nas mamas, não tem outra atitude a ser tomada: procure um mastologista o mais rápido possível e realize a mamografia. Até porque, qualquer doença que é identificada em sua fase inicial, tem mais chances de sucesso durante os tratamentos.
Gleidison Bomfim: Reduz a mortalidade por câncer de mama em até 30% dos casos porque detecta em sua forma mais inicial, melhorando o prognóstico e a sobrevida livre da doença, chegando a 95% de chance de cura.
Já para completar a informação acima. Sim. Não importa qual o sexo, se perceber uma alteração na mama, a mamografia deve ser realizada.
Flávia França: Não existe protocolo de rastreamento de câncer de mama pela mamografia para os homens. No entanto, os homens podem e devem realizar a mamografia caso tenha algum sintoma mamário, como nódulos palpáveis, saída de secreção pela papila mamária e/ou lesões na pele da mama, papila ou aréola.
Claro que, fora as situações de alterações e acompanhamento de alterações nas mamas, as mulheres precisam realizar o exame a partir dos 40 anos e deve ser realizada anualmente.
Flávio Amorim: De acordo com o Ministério da Saúde o exame pode ser feito com intervalo bianual.
Flávia França: A depender do resultado da mamografia, se o exame apresentar alguma alteração, pode ser necessário complementar o exame com ultrassonografia mamária ou com biópsias de mama. É importante a avaliação do exame pelo mastologista.
Sendo assim, não vale realizar os exames e tentar ver sozinho em casa, heim? Tem que retornar para um especialista avaliar. A não ser que você já seja mastologista.
Além disso, o professor e especialista, Gleidison Bomfim, ainda explica que não precisa de muito preparo para a realização da mamografia
Gleidison Bomfim: É um exame como um RaioX especial da mama. É ideal que a paciente realize o exame do quinto ao décimo dia do período menstrual, com menor sensibilidade nas mamas, tornando o exame menos doloroso.
Pegou as dicas? Pois bem. Se você é mulher e tem mais de 40 anos ou um homem que percebeu alguma coisa estranha na região do seio, já sabe. Procure um mastologista e realize uma mamografia.
As frases mais clichês sobre o riso podem estar corretas, sabia? Porque na verdade, ele é sim o melhor remédio! Confira 5 benefícios que o simples ato de rir pode te proporcionar.
A hemofilia é uma doença cheia de curiosidades. Embora pareça assustador algo que não tem cura, a Medicina e seus avanços mudaram a vida de hemofílicos com muita ciência. Conheça algumas curiosidades sobre a doença.
A Medicina do Futuro preparou uma série falando sobre as especialidades médicas para que você, futuro médico, ouça de especialistas renomados sobre suas especialidades. Bora conhecer mais a fundo o vasto mundo da Medicina?
Médicos do Futuro: Conheça a história de Daniel Boczar, o criador da SutureSkin.
A cardiologista e coordenadora do curso de Medicina FTC Eunápolis, na Unesulbahia, Lucélia Magalhães, tomou posse ontem do cargo de Presidente do Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). A médica é a segunda mulher e primeira nordestina a ocupar o cargo na SBC. A posse aconteceu na última segunda-feira, 10, de […]
Na Medicina tudo é baseado em evidências. Saiba como a Medicina FTC trabalha a pesquisa e extensão e a importância delas para a formação de médicas e médicos de excelência.