O internato médico (Estágio Supervisionado Obrigatório) tem configuração específica, determinada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (Resolução n° 03 do CNE/Câmara de Educação Superior – CES, de 20 de junho de 2014), compreendendo as grandes áreas médicas. As atividades são predominantemente práticas (80% da carga horária), de treinamento em serviço em unidades primárias, secundárias e terciárias, com conteúdo teórico trabalhado no próprio ambiente de estágio, não ultrapassando 20% da carga horária total do internato, de acordo com as DCN.
No internato, o aluno será avaliado por suas habilidades, conhecimentos, postura, responsabilidade, interesse, ética, cumprimento de atividades determinadas pelo corpo de preceptores, participação nas atividades teóricas e prático-vivenciais. Através de Barema aprovado pelos membros do NDE do curso e adequado ao tipo de atividade de cada um dos componentes curriculares do Internato, define-se 80% da nota do semestre para cada uma das disciplinas. No fim do semestre, aos internos do 9º aos 12º semestres será aplicada uma avaliação teórica com base em questões de residência e concursos médicos de anos anteriores. Este instrumento avaliativo corresponderá a 20% da nota das disciplinas dos rodízios do semestre em questão. Será aprovado no internato, o aluno que obtiver a média final maior ou igual a 70 pontos. O registro das notas do aluno e da frequência diária, é feito no Sistema Acadêmico pelo docente da disciplina, com acesso por senha individual e intransferível e as médias de cada verificação do aprendizado são calculadas de forma automática pelo próprio sistema.
As férias do internato seguem o calendário acadêmico da instituição, assim como o período de matrícula.
Avaliação no internato – bimestral com todas as disciplinas (independentemente de ter passado pelo campo).
A prova representa 20% da nota do semestre, sendo completada com a nota de cada preceptor.
Rodízios opcionais:
Limitado a 20% da carga horária do internato geral.
Só pode ser realizado em unidade conveniada que tenha vaga disponível para a área solicitada. O aluno interessado deve solicitar o internato opcional com antecedência mínima de 3 meses via CAA VIRTUAL. Formulário de Solicitação enviado no CAA.