Artigo | Mentoria científica na graduação em Medicina: repercussões na satisfação, engajamento e produção discente

.

.

.

A Faculdade Zarns Salvador tem se destacado no cenário educacional por sua abordagem inovadora e pioneira em relação à produção científica discente. Através das nossas “Mentorias Científicas”, os nossos estudantes do 5º ao 8º semestres têm acesso a mentores experientes para auxílio na condução de seus projetos. Esta estratégia é um marco de ineditismo e qualidade no ensino superior, pois a instituição conseguiu criar um ambiente propício ao desenvolvimento de habilidades de pesquisa científica e produção acadêmica, colocando-a entre as melhores em termos de produção intelectual oriunda de seu corpo discente. Este êxito é evidenciado não apenas pelo aumento significativo de publicações científicas de autoria estudantil, mas também pela qualidade e relevância dos trabalhos produzidos, contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento na área médica.

O programa de “Mentorias Científicas” se baseia em uma interação contínua e estruturada entre alunos e mentores, proporcionando aos estudantes uma experiência prática e aprofundada no processo de pesquisa, desde a formulação de hipóteses até a publicação de resultados. Esta estratégia não apenas fortalece o currículo acadêmico dos estudantes, mas também incentiva o desenvolvimento de uma mentalidade crítica e inovadora, essencial para a formação de profissionais capacitados a enfrentar os desafios contemporâneos da medicina. Além disso, a iniciativa tem fomentado uma cultura de pesquisa na instituição, estimulando a curiosidade científica e a busca constante por soluções inovadoras para problemas de saúde.

O reconhecimento do sucesso e da importância desta estratégia transcendeu os muros da Faculdade Zarns Salvador, culminando na publicação de um relato de experiência na prestigiada Revista Brasileira de Educação Médica. Este documento detalha a implementação, os desafios e os impactos positivos da “Mentorias Científicas” na formação dos estudantes, servindo como um modelo inspirador para outras instituições de ensino superior. A publicação não apenas valida a excelência e a inovação do programa, mas também destaca o compromisso da Faculdade Zarns Salvador com a educação médica de qualidade, a pesquisa científica e a contribuição para o avanço da medicina no Brasil e no mundo.

Referência: Quintanilha, L. F., Avena, K. D. M., Portilho, E. M. L., Pereira, M. A., Nazar, A. N., & Andrade, B. B. (2023). Mentoria científica na graduação em Medicina: repercussões na satisfação, engajamento e produção discente. Revista Brasileira de Educação Médica, 47, e20.

Formas de Ingresso

Escolha agora uma das formas de ingresso e dê o primeiro passo para o seu futuro.